Umberto Eco

Italiano nascido em Alexandria no ano de 1932, Umberto Eco, foi um brilhante escritor, professor, filosofo e um pioneiro da semiótica, a ciência dos signo, que registrou seu nome na eternidade literária com um dos maiores sucessos do século XX, O Nome da Rosa.

Eco estudou filosofia e literatura na Universidade de Turin e exerceu grande influência sobre os meios intelectuais ao estudar os fenômenos de comunicação ligados à cultura de massas, como histórias em quadrinhos, telenovelas e cartazes publicitários.

Seu primeiro ensaio publicado foi “Obra Aberta” onde realizou um estudo filosófico sobre semiótica apresentando ideias sobre a participação e interpretação do observador ou ouvinte perante as obras artísticas.

Em 1980 publica seu primeiro romance, “O Nome da Rosa” que o cansagrou como escritor, e em 1986 “O Pêndulo de Foucault", que ele classifica como "um romance das ideias, sobre a relação entre razão e irracionalismo". Em seu último romance, “Número Zero” (2015), o autor critica o mau jornalismo e a manipulação dos fatos e leva seu interesse pelas teorias conspiratórias para o ambiente da redação de um jornal de Milão, em 1992.

Umberto Eco teve grande destaque em cenários diferentes conciliando a carreira universitária com seus trabalhos filosóficos e a literária com os romances igualmente de prestigio.

Morreu na sua casa em Milão em 2016, sendo uma das mais relevantes figuras da cultura italiana dos últimos 50 anos.

Fonte: www.ebiografia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank