Jan Guillou

Jan Guillou, nascido em janeiro de 1944 é um escritor e jornalista sueco com cidadania também francesa.

Como jornalista investigativo, envolveu-se em questões políticas, chegando a ser preso em 1973 acusado de espionagem quando expos uma organização de inteligência secreta na Suécia.

Um dos sucessos literário de Guillou foi publicado em 1986, sendo ele um romance sobre um espião militar sueco chamado Carl Hamilton. Alguns personagens do livro são baseados em figuras reais, incluindo o próprio autor que aparece representado na pessoa de Erik Ponti (que também é o nome que Guillou usa no romance autobiográfico Ondskan). O livro ganhou sequências, tendo até hoje treze livros publicados onde o personagem, Carl Hamilton, aparece. No Brasil, somente o 12º foi publicado com o nome de Madame Terror.

Além das histórias sobre o espião sueco, Guillou tem teve destaque com outra série, dessa vez sobre a criação do estado da Suécia, passando pelo acontecimento marcante de As Cruzadas. São três livros com esse pano de fundo, e um quarto chamado O Legado de Arn, onde o autor conta sobre a concretização histórica sueca e o fundador de Estocolmo, Birger Jar. A série de livros virou filme em 2007 sob o título de Arn, O Cavaleiro Templário.

Guillou escreveu também um livro autobiográfico sobre seus anos escolares, chamado Ondskan (1981) que foi adaptado para as telas como nome de Evil e nomeado para o Oscar em 2003, porem como ainda era listado como terrorista pelo governo dos EUA, não conseguiu participar da cerimônia.

Atualmente Jan Guillou trabalha no famoso jornal Aftonbladet, vespertino sueco publicado na forma de tabloide e é considerado uma das personalidades mais influentes da cena sueca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank