Machado de Assis


Joaquim Maria Machado de Assis, nascido em 1839 e falecido em 1908. O maior nome da literatura brasileira. Foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

O espaço é pouco para tamanho nome mas vamos ao resumo resumido, ao menos como forma singela de homenagem.
Mulato nascido no morro do Livramento no Rio de janeiro era neto de escravos alforriados e não frequentou a escola regularmente. Sua instrução veio por conta própria, devido ao interesse que tinha por todos os tipos de leitura.

Em 1869 casa com a portuguesa, Carolina Augusta Xavier de Novais, irmã do poeta e amigo Faustino Xavier de Novaes. De nível cultural elevado, a esposa foi uma forte influencia para Machado apresentado os grandes clássicos portugueses e diversos autores da língua inglesa. Foram casados por 35 anos.
Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando pela primeira vez a cadeira numero 23. Foi presidente da instituição por 33 anos eleito por aclamação e considerado seu presidente perpetuo.

“A obra de Machado de Assis abrange, praticamente, todos os gêneros literários. Na poesia, inicia com o romantismo de Crisálidas (1864) e Falenas (1870), passando pelo Indianismo em Americanas (1875), e o parnasianismo em Ocidentais (1901). Paralelamente, apareciam as coletâneas de Contos fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873); os romances Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878), considerados como pertencentes ao seu período romântico. A partir daí, Machado de Assis entrou na grande fase das obras-primas, que fogem a qualquer denominação de escola literária e que o tornaram o escritor maior das letras brasileiras e um dos maiores autores da literatura de língua portuguesa.” – machadodeassis.org

Fonte: www.educacao.uol.com.br
www.machadodeassis.org.br
www.machado.mec.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank