Respirando História

Peguei o livro na prateleira, esperando uma história sobre a criação desse acontecimento tão marcante na história mundial que foram As Cruzadas. Entretanto o foco do livro não são as Cruzadas e isso não foi ruim. A grata surpresa me apresentou uma série apaixonante e magnífica.

O primeiro livro inicia com o nascimento e crescimento de nosso protagonista Arn Magnusson, em uma aldeia localizada na Suécia. O país era um local completamente atrasado, muitas vezes bárbaro e já cristianizado. Arn cresce em um mosteiro e volta para casa somente com 17 anos e se vê em meio as brigas políticas.

Após um acontecimento marcante, o segundo livro discorre seus capítulos intercalando os momentos de Arn e Cecília, a personagem feminina que divide com o protagonista o desenrolar da história. Neste efetivamente, será tratado sobre a questão das Cruzadas, cobrindo um período entre 1167 e 1187 quando então no cerco de Jerusalém os cristãos perdem Jerusalém para o famoso Saladino.

E então o desfecho no terceiro livro, se dá com a criação do estado da Suécia no século XII e novamente Jan Guillou mostra toda a sua força literária contanto como ninguém como fazer um povo feudal encarar mudanças tanto no lugar como na mente.

O prazer imenso em ler esses livros se deu por todos os planos no qual eles caminharam: um romance maravilhoso de se acompanhar e torcer, não quero dar spoiler, mas o que o autor faz com Cecilia e Arn, te obriga a ler até o final... é sofrido. Uma descrição histórica primorosa, com ensinamentos valiosíssimos. Descrições de cercos e batalhas angustiantes. Lições de vida sobre crescimento, desenvolvimento e amadurecimento que te conquistam e te fazem pensar sobre como o homem pode levar uma sociedade a vitória ou a perdição.

Um livro esplêndido. Tenho saudades de Arn constantemente. Ele me ensinou muito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim de Inverno

Margaret Mitchell

Para Anne Frank